Osteopatia

“O Osteopata deve lembrar que a sua primeira lição é anatomia, sua última lição é anatomia e todas as suas lições são anatomia”, de Dr. A. T. Still em “A Filosofia e Principios Mecânicos da Osteopatia” (1902).

Ao longo da história humana e nas muitas culturas que surgiram ao redor do mundo, foram criadas tradições para aliviar a dor e curar doenças humanas. A ideia base da medicina “osteopática” é que o corpo humano possui a capacidade de autocura e autoregulação. Essa capacidade pode ser alterdada por Lesões traumáticas ou ainda Lesões mecanicas, seja ossos (escolioses), tecidos (tenossinovites), ou orgãos (pedras vesiculares). Estas alterações podem provocar não somente a dor, mas também uma obstrução ao fluxo de sangue no corpo. O menor comprometimento de um nervo pode levar a doenças ou dificultar a capacidade do corpo de se curar. 

O osteopata efetua o diagnóstico com uma metodologia e filosofia própria, realizando um tratamento específico a cada paciente, segundo a patologia que este apresenta.

As técnicas são escolhidas em função da patologia do paciente, da sua idade, e da sua história clínica, sendo estas variáveis, desde Técnicas Diretas, Sutherland, Jones, Fasciais, Viscerais, Cranianas, etc.

Os casos mais frequentes na consulta de Osteopatia são Lesões Osteo-Articulares (Hérnias Discais, Ciáticas, Lombalgias, Tendinites, Epicondilites, etc.).  Mas outros tipos de patologias como Fibromialgia, Problemas de Articulação Tempero-Mandibular (ATM), Problemas Digestivos, Enxaquecas, Sinusite, Vertigens, Insónias, são igualmente situações que a osteopatia se revela eficaz.

A Osteopatia faz parte do campo da chamada Medicina Integrativa, em que se combina uma abordagem médica com terapias convencionais. Com base no rigoroso exame anatómico e fisiológico, é uma lente holística para focar disciplinas médicas separadas para alcançar a saúde plena do paciente. Assim o paciente é observado na sua globalidade incluindo fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Tendo como conhecimento a individualidade de cada paciente, o principal objetivo é alcançar um bom estado de saúde e vitalidade para além de prevenção das patologias recidivantes. A Osteopatia deve ser um complemento à sua saúde e ao seu bem-estar.

Clique aqui para mais conteúdos sobre Osteopatia.

Osteo.png
4.png

Nossas Especialidades

Fisioterapia

A Reabilitação Funcional ocupa uma percentagem enorme dos gastos em saúde e justifica infindáveis dias de baixa e de deslocações em transportes diferenciados (táxis e ambulâncias). 

Reabilitar pressupõe voltar a habilitar quem perdeu a capacidade de realização de alguma atividade, em função de uma alteração da sua condição. Reabilitar em sinistralidade é permitir que alguém, que perdeu capacidade para o exercício profissional, decorrente de um acidente de trabalho, viação ou pessoal, o possa fazer em pouco tempo e em segurança.

A Fisioterapia, parte integrante da Reabilitação Funcional, é algo em mudança substantiva, pela necessidade urgente de otimização de resultados. As metodologias clássicas de uma intervenção sem fim, num modelo enraizado sem objetivos nem resultados, muito centrado na Medicina Física e de Reabilitação e muito pouco à Fisioterapia, estão cada vez mais distantes das necessidades de saúde atuais (população envelhecida, sedentarismo e o aumento das doenças não transmissíveis). 

A RofClinic posiciona-se na linha da frente, ao integrar modelos interdisciplinares e uma avaliação atenta e, sobretudo, consequente. Além de manter as competências e atuação clássicas, aplica as metodologias com resultados científicos mais recentes, promovendo uma sociedade mais saudável.

A Avaliação da Condição Funcional permitirá conduzir o Médico Assistente na tomada de decisão clínica, proporcionando clareza de atuação perante a Companhia de Seguros. Um report completo, claro e conciso que dará conta do estado funcional do sinistrado e da evolução verificada, baseado em testes e medidas funcionais, que permitirá documentar o estado e capacidades do utente para o exercício profissional e para a vida ativa.

 

A Intervenção Diferenciada será o mote para um trabalho dedicado, profissional, responsável e sempre direcionado às necessidades profissionais do sinistrado.

Temos como missão sermos uma entidade de prestação de serviços clínicos diferenciada na atuação da reabilitação funcional de elevada qualidade, assente numa prática centrada no utente, segura, efetiva e eficiente.

Clique aqui para mais conteúdos sobre Fisioterapia.

Physiotherapy

Reabilitação Desportiva

O “Desporto É Saúde” quando praticado de forma equilibrada e sobretudo ajustado às capacidades individuais. 

Nos dias de hoje, a exigência desportiva começa cada vez mais cedo, com requisitos por vezes desajustados às possibilidades do atleta.

Os sonhos ocupam as mentes dos jovens atletas e famílias, originando cargas de treino e pressões emocionais geradoras de muito stress, favorecendo o aparecimento de lesões musculares ou ligamentares.

O Exame Médico-Desportivo (EMD) - a que os atletas estão obrigados anualmente - não é suficiente porque não responde às necessidades funcionais do praticante, nomeadamente as relacionadas ao sucesso desportivo, como a força muscular, estabilidade, propriocepção, flexibilidade ou coordenação motora. As guidelines internacionais são claras! Os clubes desportivos devem ser responsáveis por orientações objetivas sobre as lesões e, sobretudo, atuando na prevenção.

Disponibilizando recursos humanos e técnicos, a atuação da RofClínic incidirá em:

  1. Avaliação da Condição Funcional (ACF)

  2. Tratamento de Lesões

  3. Atuação na Prevenção e Otimização Desportiva

A ACF será um complemento ao exame médico obrigatório.

Será uma ferramenta fundamental para estabelecer o risco de lesão que o atleta apresenta, baseada em testes e medidas devidamente validados cientificamente, com resultados enquadráveis em valores padrão, que permitirão a categorização dos atletas. Os resultados fornecem orientações ao staff técnico que, em conjunto com a RofClinic, atuará no sentido de os melhorar. 

No Tratamento de Lesões, a equipa de reabilitação tem que ter sensibilidade para o desporto, seja na formação de base, na conduta terapêutica ou na motivação de trabalho nesta área. Por isso, na RofClinic os nossos profissionais possuem experiência na reabilitação desportiva, capazes de interpretar as necessidades de cada atleta.

A Atuação na Prevenção e Otimização Desportiva será uma consequência natural dos pontos referidos anteriormente. Através da ACF estamos em condições de analisar e interpretar os caminhos a seguir com o atleta e pelo tratamento diferenciado, capacitá-lo de tal.

Exercising at Home

Perícia em Dano Corporal

A avaliação do dano corporal permite a identificação e a

quantificação dos danos físicos e/ou psíquicos provocados nos sinistrados vítimas de acidente de trabalho, acidentes pessoais e acidentes de viação. Trata-se de uma avaliação complexa, que exige uma boa interpretação das sequelas resultantes do acidente

sofrido e um bom conhecimento dos parâmetros quantitativos das tabelas em vigor: uma direcionada para o direito laboral, que determina a perda da capacidade de ganho; e uma outra 

direcionada para o direito civil, para reparação integral do dano.

Muitos destes danos a avaliar envolve muita subjetividade, sendo, por isso, crítico a seleção do Perito Médico para a elaboração do seu Relatório de Perícia e para a defesa do mesmo em sede de Tribunal.

 

A RofClinic dispõe de uma Equipa de Peritos Médicos Sénior, de várias especialidades, liderada pelo Dr. Sérgio Silva – Ortopedia e Traumatologia. Trata-se de uma Equipa com muitos anos de experiência na Avaliação do Dano Corporal. Paralelamente à experiência médica, a RofClinic possui, igualmente, especialização em gestão processual, que assegura a complementaridade necessária para a obtenção dos melhores resultados finais e uma

comunicação mais assertiva com os serviços de regularização das seguradoras.

Fisioterapia